sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vacina contra gripe A poderá estar pronta dentro de meses!

Um cientista americano que trabalha no desenvolvimento de uma vacina contra a gripe A revelou que espera dentro de duas ou três semanas iniciar testes clínicos em ratos de laboratório.
Suresh Mittal, um cientista da Universidade de Purdue (Indiana, EUA) que trabalha no desenvolvimento da vacina adiantou em comunicado que “gostaríamos de ter uma vacina dentro de duas ou três semanas para começar a testá-la em ratos. Estamos a tentar usar um enfoque similar, com o vírus A (H1N1) de 2009, àquele empregue no vírus H (5N1), da gripe aviária".
O cientista acredita que, usando um método que desenvolveu aquando a propagação do H5N1, poderá elaborar uma vacina que sirva para a gripe A e suas variantes.
Mittal recebeu esta semana amostras genéticas do vírus A (H1N1) e, junto com investigadores do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, espera ter uma vacina contra a gripe A pronta num prazo de alguns meses.
O cientista americano e os especialistas do CDC usaram em 2006 um adenovírus - vírus de um resfriado comum - como base para transportar um gene do H (5N1).
"Uma vez que esse adenovírus [H (5N1)] não se reproduz e não parece causar doenças em humanos, isso transforma-o num vírus adequado para desenvolver vacinas contra a influenza", afirmou Mittal.


Fontes:
http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=16665021

Sem comentários: