terça-feira, 25 de novembro de 2008

Ressuscitação de Mamutes?

Cientistas decifraram o código genético do Mamute. É a primeira vez que se consegue obter o genoma de um animal extinto e pode abrir caminho para a recriação da espécie.

Foi decifrado o código genético do Mamute. Poderá parecer mais a notícia de um avanço científico de pouco interesse para a Humanidade, mas na verdade é a primeira vez que se obtém o genoma de um animal extinto e pode permitir a recriação da espécie no futuro.
A sequenciação do genoma do mamute, animal extinto há mais de 3.500 anos, não começou num laboratório, mas no resgate de um cadáver mumificado na remota Sibéria. Os resultados da investigação que se seguiu estão agora publicados na revista Nature.


Curiosamente, a notícia surge apenas alguns dias depois da morte de Michael Crichton, o escritor de Parque Jurássico, cuja história girava em torno da recriação de dinossauros através do seu ADN recuperado no sangue bebido por mosquitos pré-históricos.

A investigação sobre o ADN do mamute poderá trazer a história para a realidade e resgatar da extinção o antigo paquiderme peludo que os nossos antepasados caçavam.
O passo seguinte é averiguar o número de cromossomas do mamute - que poderão não ser os mesmos do seu descendente, o elefante, tal como o não são entre o chimpazé e o ser humano -; e tentar inserí-los num óvulo compatível. (in Sol)

- Para já, é apenas ficção científica! ;D

Sem comentários: