terça-feira, 21 de abril de 2009

Amamentar diminui os riscos de AVC

Amamentar reduz o risco de doenças cardíacas e de acidentes vasculares cerebrais nas mulheres, indica um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, mães que amamentam os seus filhos por mais de 1 ano têm, em média, 10% menos hipóteses de sofrer desse tipo de problema de saúde do que mulheres que nunca amamentaram.

A pesquisa envolveu 140.000 mulheres que já haviam passado pela menopausa e que haviam amamentado seus bebés há, em média, 35 anos. Os cientistas constataram que amamentar por mais de um ano pode reduzir em cerca de 20% os riscos de as mães sofrerem de diabetes e colesterol alto, e em 12% o risco de pressão alta.

Os pesquisadores acreditam que, ao amamentar, as mulheres diminuem os depósitos de gordura no corpo, o que contribui para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Cientistas envolvidos na pesquisa também disseram que o efeito da amamentação pode ser ainda mais complexo, por causa da liberação de hormonas no corpo feminino.

A pesquisa também verificou que amamentar reduz os riscos de a mulher sofrer de cancro da mama e dos ovários e de osteoporose. O estudo foi publicado na revista científica Obstetrics and Gynaecology. (Google Notícias.)

- Por isso, para todas as mães, amamentem os seus filhos. Para além de ter consequências positivas na sua saúde também terá na do seu filho. Nada melhor que o leite materno para um bom e saudável desenvolvimento do seu bebé ;D



Sem comentários: