O gás das bombinhas de mau-cheiro, muito usadas nas partidas de Carnaval, pode ajudar a controlar a tensão arterial , segundo um estudo da John Hopkins University publicado pela revista especializada Science.
O estudo mostra que este gás também é produzido por uma enzima encontrada em células que revestem as veias sanguíneas, chamada CSE, o sulfato de hidrogénio tem a função de relaxar as veias, aliviando a pressão.
As conclusões tiradas a partir de um estudo realizado em ratos de laboratório podem levar a novos tratamentos para a pressão alta.
No estudo, os ratos geneticamente modificados para terem deficiência da enzima CSE apresentaram níveis de sulfato de hidrogénio quase nulos, em comparação com ratos normais.
As cobaias com deficiência da enzima apresentavam uma pressão sanguínea cerca de 20% mais alta do que os normais, resultados comparáveis à pressão alta em humanos.
Quando os ratos modificados receberam um químico para relaxar as veias - metacolina - não houve diferença, indicando que o gás é o responsável pelo relaxamento.
Já se sabia que outro gás, o óxido nítrico, está envolvido no controlo da pressão sanguínea. «Agora que sabemos que o sulfato de hidrogénio tem um papel no controlo da pressão, pode ser possível criar terapias com remédios que aumentem a sua produção como alternativa aos actuais métodos de tratamento de hipertensão», disse o pesquisador Solomon Snyder. (in Sol)
- Apesar do cheiro ser repugnante, este gás ''mal cheiroso'' tem efeitos benéficos para a saúde. Por isso já sabem, no Carnaval deitem bombas que ninguém leva a mal (em casa, claroo)! ;D