Um grupo de investigadores norte-americanos apresentou um estudo onde revela que manter o telemóvel ligado no bolso dos homens poderá causar uma perda de qualidade no esperma, devido à exposição dos testículos às radiações do aparelho.
O estudo, realizado pelo Center for Reproductive Medicine, envolveu a análise a amostras de sémen de 32 homens, algumas das quais foram expostas a radiações originárias de telemóveis colocados a 2,5 centímetros de distância em modo de conversação durante uma hora.
Esta é a distância considerada equivalente à existente entre o telemóvel no
bolso e os testículos e foi escolhida porque segundo os investigadores, o bolso é onde a maioria dos utilizadores tem o telemóvel quando fala com auriculares.
As principais conclusões do estudo revelam que as amostras expostas às radiações analisadas tiveram um aumento significativo de um certo tipo de oxidantes, o que equivale a uma diminuição da qualidade do esperma. Os investigadores revelam que este tipo de situações pode também ocorrer quando os indivíduos são expostos a alguns poluentes ou infecções nas partes genitais.
Num outro estudo mais antigo a mesma equipa de investigadores analisou mais de 360 indivíduos e concluiu que os que falavam mais de quatro horas por dia ao telemóvel tinham também uma qualidade do esperma mais fraca do que o normal.
Contúdo, os investigadores referem que o estudo ainda não apresenta conclusões muito fortes. (in Jornal Sol.)
- Por isso rapazes, tenham cuidado! ;D
Sem comentários:
Enviar um comentário