quarta-feira, 26 de novembro de 2008

''Dar sangue rejuvenesce e faz bem à saúde''

José Paula, o maior dador de sangue dos Hospitais Universitários de Coimbra, falou ao 'CM' sobre o seu recorde.

- É dador há mais de vinte anos. Porquê?
José Paula – Porque uma gota de sangue pode salvar uma vida e eu sinto-me bem ao fazê-lo. Dar sangue rejuvenesce e acho que até faz bem à saúde. Já é um hábito: dou sangue de três em três meses.
- Mas aconteceu alguma coisa que o fez começar a dar sangue?
- Quando tinha nove anos, hoje tenho 50, vi duas pessoas minhas amigas morrerem num acidente e lembro-me de ouvir o médico que foi ao local confirmar a morte dizer que se eles tivessem recebido sangue sobreviveriam. Fiquei com aquela ideia e hoje penso muito nos acidentados que precisam de transfusões.
- É em salvar vidas que pensa quando dá sangue?
– É. Já devo ter salvo algumas, mas nunca fiz questão de o dizer. Quero é que o meu sangue corra nas veias de quem precisa. Mas gostava de conhecer alguém que tivesse sido salvo por causa do meu sangue.

- Tem alguns cuidados especiais por ser dador?
– Faço a minha vida normal. Sou um bom garfo, gosto de beber, fumo uns cigarros... É preciso é ter vontade e boas intenções.
- Pensa ser dador até quando?
– Enquanto tiver saúde. Gostava de chegar pelo menos às cem colheitas.

- Incentiva outras pessoas a dar sangue?
– Sim, mas não é fácil. Já convenci a minha mulher, mas o assunto ainda é tabu para muitas pessoas que têm medo das agulhas, dos contágios... Não há que ter medo.
- Hoje recebe uma medalha de ouro dos HUC por ter mais de sessenta dádivas. Como se sente?
– É um dia de alegria e de orgulho. Não o fiz à espera de nenhuma retribuição, mas sinto-me satisfeito com o reconhecimento.
(in correiro da manhã)

- Sangue é vida! Você pode salvar muitas delas. Seja um dador de sangue ;D

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Ressuscitação de Mamutes?

Cientistas decifraram o código genético do Mamute. É a primeira vez que se consegue obter o genoma de um animal extinto e pode abrir caminho para a recriação da espécie.

Foi decifrado o código genético do Mamute. Poderá parecer mais a notícia de um avanço científico de pouco interesse para a Humanidade, mas na verdade é a primeira vez que se obtém o genoma de um animal extinto e pode permitir a recriação da espécie no futuro.
A sequenciação do genoma do mamute, animal extinto há mais de 3.500 anos, não começou num laboratório, mas no resgate de um cadáver mumificado na remota Sibéria. Os resultados da investigação que se seguiu estão agora publicados na revista Nature.


Curiosamente, a notícia surge apenas alguns dias depois da morte de Michael Crichton, o escritor de Parque Jurássico, cuja história girava em torno da recriação de dinossauros através do seu ADN recuperado no sangue bebido por mosquitos pré-históricos.

A investigação sobre o ADN do mamute poderá trazer a história para a realidade e resgatar da extinção o antigo paquiderme peludo que os nossos antepasados caçavam.
O passo seguinte é averiguar o número de cromossomas do mamute - que poderão não ser os mesmos do seu descendente, o elefante, tal como o não são entre o chimpazé e o ser humano -; e tentar inserí-los num óvulo compatível. (in Sol)

- Para já, é apenas ficção científica! ;D

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Gás das bombinhas de mau cheiro pode reduzir hipertensão!

O gás das bombinhas de mau-cheiro, muito usadas nas partidas de Carnaval, pode ajudar a controlar a tensão arterial , segundo um estudo da John Hopkins University publicado pela revista especializada Science.

O estudo mostra que este gás também é produzido por uma enzima encontrada em células que revestem as veias sanguíneas, chamada CSE, o sulfato de hidrogénio tem a função de relaxar as veias, aliviando a pressão.
As conclusões tiradas a partir de um estudo realizado em ratos de laboratório podem levar a novos tratamentos para a pressão alta.

No estudo, os ratos geneticamente modificados para terem deficiência da enzima CSE apresentaram níveis de sulfato de hidrogénio quase nulos, em comparação com ratos normais.
As cobaias com deficiência da enzima apresentavam uma pressão sanguínea cerca de 20% mais alta do que os normais, resultados comparáveis à pressão alta em humanos.
Quando os ratos modificados receberam um químico para relaxar as veias - metacolina - não houve diferença, indicando que o gás é o responsável pelo relaxamento.

Já se sabia que outro gás, o óxido nítrico, está envolvido no controlo da pressão sanguínea. «Agora que sabemos que o sulfato de hidrogénio tem um papel no controlo da pressão, pode ser possível criar terapias com remédios que aumentem a sua produção como alternativa aos actuais métodos de tratamento de hipertensão», disse o pesquisador Solomon Snyder. (in Sol)

- Apesar do cheiro ser repugnante, este gás ''mal cheiroso'' tem efeitos benéficos para a saúde. Por isso já sabem, no Carnaval deitem bombas que ninguém leva a mal (em casa, claroo)! ;D

Avó de 56 anos dá à luz três netas

Três meninas foram trazidas ao mundo, não pela mãe mas sim, pela avó de 56 anos, que se ofereceu para carregar na sua barriga um neto gerado in vitro a partir de óvulos de uma filha. Em vez de um neto deu à luz... três gémeas prematuras.

O caso insólito aconteceu no Ohio, Estados Unidos, e está a despertar mais críticas positivas do que negativas, nomeadamente no blog que a família criou e onde explicam todo o processo, desde a ideia até ao nascimento das meninas.

Devido a problemas de saúde, Kim, que já tem dois filhos adolescentes, viu-se obrigada a fazer uma histerectomia há cerca de 7 anos. Mas a vontade de voltar a ser mãe não desapareceu e, após uma tentativa de adopção falhada, Kim contou à mãe, Jaci que estava a pensar na adopção fora do país. Mas Jaci, que se define como uma “mãe leoa”, ofereceu o seu ventre para a gestação de um bebé do casal.

Kim e Joe fizeram fertilização in vitro e os embriões foram implantados no útero de Jaci. A 11 de Outubro, Carmina Ann, Elizabeth Jacilyn e Gabriella Claire, as três meninas, duas delas idênticas, nasceram com apenas 31 semanas, mas encontram-se bem de saúde embora estejam a recuperar no hospital. (in Jornal Notícias)

- São atitudes destas que mostram que o amor está acima de qualquer barreira. Pois esta mãe deu um fantástico presente à sua filha, e a multiplicar por três. ;D

sábado, 4 de outubro de 2008

Se não quer ser perseguido pelo seu lixo recicle!

A reciclagem é termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.



- RECICLE!! Para o bem de todos ;D

Sem água potavél já em 2025!

Portugal e Espanha serão os dois países europeus mais afectados pelo aquecimento global em 2025, ano em que não haverá água potável na Península Ibérica, segundo previsões das Nações Unidas. A escassez dos recursos hídricos, provocada pelo aumento da temperatura, resultado do aquecimento, afectará milhões.

Os sucessivos alertas das Nações Unidas apontam para a necessidade urgente de se duplicarem os esforços para aumentar a poupança de água, com risco de milhões de pessoas sofrerem com falta deste recurso. 'Se todos os países do Mundo deixassem de emitir gases com efeito de estufa, seriam necessários três séculos para a natureza recuperar dos danos sofridos', afirmou o meteorologista Anthímio de Azevedo, baseando-se nas conclusões do Painel Intergovernamental para Alterações Climáticas. O problema de falta de água em Portugal já é uma realidade. 'Não é algo que acontecerá num futuro longínquo. É daqui a 17 anos e afectará a maioria dos portugueses.'
A explicação, esclarece Anthímio de Azevedo, está no posicionamento do anticiclone dos Açores que tem vindo a mudar a sua localização. 'A tendência é ficar mais a Sudeste, num triângulo formado entre as ilhas Britânicas, Açores e Península Ibérica, bloqueando as superfícies frontais que trazem chuva para Portugal e Espanha', sustenta, acrescentando que o percurso dessas massas de ar será alterado: 'Os países mais afectados serão as ilhas Britânicas, que já estão a ser fustigadas com inundações, e os do Norte da Europa. Quando as massas de água chegarem à Península Ibérica, já vêm sem chuva.'
Na Madeira e no Algarve, já está em prática um mecanismo que poderá ser a solução para o problema da escassez de água potável. As centrais de dessalinização permitem transformar a água salgada do mar em água potável.
(in Jornal Correio da Manhã)

- Mas não podemos esperar que os problemas se resolvam sozinhos, pois o problema da água é muito grave! O degelo, vai fazer com que o nível do mar aumente e,
esta subida de água salgada tem por consequência contaminar o deposito de água potável. Por isso vamos mudar os ''nossos'' comportamentos. É tarde mas, mais vale tarde do que nunca!! ;D

IgNobel - sátira ao prémio Nobel!

Como o próprio título diz, o prémio IgNobel (ou anti-Nobel) é uma sátira do prémio Nobel e é dado para a descoberta científica mais estranha do ano. Os prémios são entregues para honrar estudos e experiências que primeiro fazem rir as pessoas, e depois pensar.
Estes foram então entregues na última quinta-feira e destacam estudos cientificos sérios, mas praticamente irrelevantes para as pessoas, como por exemplo:

' Na Biologia, venceram os os franceses Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michel Franc, de Toulouse que realizaram um «estudo comparativo entre o desempenho do salto das pulgas de cães e gatos», que mostra que os insectos nos cães pulam mais;

' Já o Comité Ético Federal suíço para a biotecnologia não-humana recebeu o IG Nobel da Paz, por «adoptar o princípio legal de que as plantas têm dignidade»;

' Na Medicina venceu Dan Ariely, da universidade americana Duke (Carolina do Norte), que confirmou as suspeitas de alguns psicanalistas de que «um falso remédio caro é mais eficaz que um barato»;

' Cinco pesquisadores japoneses e um húngaro mediram a capacidade de uma ameba para «resolver um labirinto», o que lhes valeu um anti-nobel em Ciências do Conhecimento;

' Geoffrey Miller, Josha Tybur e Brent Jordan, da Universidade do Novo México, venceram a categoria de Economia, ao estudarem o impacto do ciclo de ovulação de uma stripper nas gorjetas que ela recebe. (in Jornal Sol.)

- Quando pensamos que já ouvimos e vimos de tudo, há sempre quem surpreenda! ;D

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Dimensão da mulher em bebé está directamente ligada ao cancro da mama!

Mulheres que tinham grandes dimensões em bebé têm mais probabilidade de desenvolver cancro na mama, segundo uma investigação publicada no jornal "PLoS Medicine", da Public Library of Science, e divulgada pela Reuters. O estudo acrescenta provas de que, pelo menos em alguns casos, algo acontece no ventre materno que pode causar cancro mais tarde durante a vida.
«Estas descobertas fornecem fortes provas de que o tamanho à nascença - principalmente o comprimento - está directamente relacionado com o risco que a mulher tem de sofrer de cancro na mama na vida adulta, embora os mecanismos por trás desta associação não sejam claros», escreveu na referida publicação Isabel dos Santos Silva, da London School of Hygiene and Tropical Medicine.

Segundo o estudo, mulheres com peso à nascença de quatro quilos ou mais tinham mais 12% de hipóteses de contrair cancro na mama que bebés que pesam três a três quilos e meio à nascença.
«O ambiente maternal ou fetal, associado ao largo tamanho à nascença, pode alterar a programação do peito, tornando-o mais susceptível ao cancro», escreveram os pesquisadores. (in
www.saude.sapo.pt.)

- Por isso se é mulher, não se esqueça que é muito importante fazer exames de rastreio, antes de surgirem quaisquer sinais ou sintomas, só assim poderá detectar e tratar precocemente o cancro.
Ou então faça um auto-exame da mama, que deverá ser feito mensalmente, para avaliar quaisquer alterações nas mamas. É importante que trate de si. ;D

Cuidado! Os telemóveis podem alterar a qualidade do esperma.

Um grupo de investigadores norte-americanos apresentou um estudo onde revela que manter o telemóvel ligado no bolso dos homens poderá causar uma perda de qualidade no esperma, devido à exposição dos testículos às radiações do aparelho.
O estudo, realizado pelo Center for Reproductive Medicine, envolveu a análise a amostras de sémen de 32 homens, algumas das quais foram expostas a radiações originárias de telemóveis colocados a 2,5 centímetros de distância em modo de conversação durante uma hora.

Esta é a distância considerada equivalente à existente entre o telemóvel no
bolso e os testículos e foi escolhida porque segundo os investigadores, o bolso é onde a maioria dos utilizadores tem o telemóvel quando fala com auriculares.
As principais conclusões do estudo revelam que as amostras expostas às radiações analisadas tiveram um aumento significativo de um certo tipo de oxidantes, o que equivale a uma diminuição da qualidade do esperma. Os investigadores revelam que este tipo de situações pode também ocorrer quando os indivíduos são expostos a alguns poluentes ou infecções nas partes genitais.

Num outro estudo mais antigo a mesma equipa de investigadores analisou mais de 360 indivíduos e concluiu que os que falavam mais de quatro horas por dia ao telemóvel tinham também uma qualidade do esperma mais fraca do que o normal.
Contúdo, os investigadores referem que o estudo ainda não apresenta conclusões muito fortes. (in Jornal Sol.)

- Por isso rapazes, tenham cuidado! ;D

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sabias que o café pode reduzir riscos de cancro do colo do útero?

As mulheres que bebem mais de três cafés por dia correm
aparentemente menos riscos de contrair cancro do colo do útero, segundo um estudo japonês.
Encomendada pelo ministério japonês da Saúde, a pesquisa acompanhou 54 mil mulheres, com idades entre os 40 e os 69 anos, ao longo de 15 anos.

Os investigadores do Centro japonês do Cancro concluíram que as mulheres que ingeriam diariamente mais de três chávenas de café reduziam em 60% os riscos de contrair a doença, face às mulheres que apenas bebiam dois cafés por semana.

"O café pode desencadear uma baixa na taxa de insulina, que por sua vez pode reduzir os riscos de desenvolver a doença", de acordo com o estudo.
Os especialistas efectuaram igualmente ensaios com a ingestão de chá verde, mas não encontraram qualquer ligação entre o consumo da bebida e os riscos do cancro do colo do útero. (in Jornal de Notícias.)

- Mas não se esqueçam também que existem vacinas para prevenir o cancro do colo do útero, por isso informem-se e cuidem de vocês! ;D

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Bem-vindos!

Encontramos-nos em mais um ano lectivo, desta vez no 12º ano. Estamos na área de ciências e tecnologias, e escolhemos Biologia como específica.
Foi-nos proposto pela nossa professora, Rosa Maria Lopes, a elaboração de um blog que abordasse temas relacionados com a nossa específica.
Assim, vamos tentar elaborar um blog criativo e original que incentive a curiosidade e interesse pela disciplina e os assuntos que ela abrange.

- Vamos tentar fazer o nosso melhor!